Aplicativos e eletroeletrônicos com inteligência artificial otimizam demandas e rotinas em empreendimentos imobiliários

A pandemia trouxe um novo olhar para a importância de uma vida mais conectada e autônoma. Quanto mais tempo dentro de casa, maiores as necessidades de um ambiente funcional, prático e seguro. Tudo isso influencia na qualidade de vida e bem-estar dos moradores.

Foi nesse cenário que as tecnologias imersivas, sustentáveis e de automação residencial ganharam destaque e se consolidaram.

“Na prática, os sistemas domóticos são baseados na coleta de dados por sensores, que logo são processados para emitir ordens precisas aos executores, mas as casas inteligentes só ganham esse título quando adequadas ao morador e às suas necessidades”, explica Adilson Ribeiro, representante da Teletask, líder mundial em domótica que chega a Curitiba por meio da Ideally Iluminação.

A ideia é que haja um desenho de acordo com o comportamento, rotina e horários de cada família. “A inteligência está exatamente em atender o que a pessoa precisa, ou melhor, atender até o que ela nem sabia que precisava”, avalia Adilson. Ele explica que há inúmeras soluções:

Iluminação, com total controle de cor, tomadas; 
Cortinas, persianas, portões; 
Controle de acesso, segurança; 
Temperatura: aquecimento, arrefecimento e ventilação; 
Áudio, vídeo, TV, cinema em casa; 
Comunicação: telefone de porta, smartphone, PC, internet; 
Chuveiros de jardim, fontes; 
Videovigilância, sensores de segurança e alarme; 
Controle de eletrodomésticos; 
No que diz respeito aos eletros, uma série de inovações chegam ao mercado.

O fogão de indução invisível, da empresa TPB Tech, permite cozinhar diretamente no balcão da bancada, em uma superfície lisa sem vidro ou fontes de calor aparentes.

A Samsung modernizou suas máquinas lava e seca. Com inteligência artificial, elas conseguem detectar aspectos como nível de sujeira ou peso das roupas e, a partir disso, sugerem tipos de lavagem e secagem personalizados, assim como a quantidade de água e sabão mais adequada.

Imóveis inteligentes da Laguna
Em sintonia com as tendências mundiais, a Laguna aplica tecnologia em seus imóveis-arte. O BIOOS, por exemplo, aprimora a experiência dos ocupantes por meio de inúmeros recursos tecnológicos.

No BIOOS Home, torre residencial para o público 60+, é possível encontrar tomada inteligente para fogão elétrico com desligamento automático, botão S.O.S, fechadura eletrônica na entrada dos apartamentos, persianas motorizadas com previsão de automação em algumas unidades e interfone com sistema de vídeo, entre outras funcionalidades.

No ALMÁA Cabral, os moradores contam com persianas blackout motorizadas e tomadas USB na cabeceira das suítes, estação para recarga de bicicletas elétricas, tomada para recarga de carros elétricos em todos os apartamentos, infraestrutura para aspiração central e para desembaçar espelhos e toalheiro térmico.

Entre os diferenciais tecnológicos, construtivos e de comodidade, estão:

Fechadura biométrica e senha em todas as unidades; 
Piso aquecido nos banheiros das suítes principais; 
Lockers automatizados de diferentes tamanhos, alguns térmicos, para recebimento de encomendas;
Eclusa social e de serviço com reconhecimento facial;
Iluminação e ar-condicionado automatizados no Clubhouse e Wellness;
Wi-fi nas áreas comuns do térreo, subsolo e cobertura.
Os moradores serão contemplados, ainda, pela comodidade de ter um coworking onde os moradores poderão usufruir da funcionalidade de um escritório moderno, com espaço de trabalho compartilhado, duas focus rooms com capacidade para quatro pessoas e uma meeting room que comporta seis pessoas.


Fonte: Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *